Min
Max
De
Até
Compartilhe este artigo
20 de novembro de 2020
Junqueira

Tendências do mercado imobiliário em 2021: Veja como será o novo ano

O que esperar de 2021? Com o mercado imobiliário sofrendo diversas mudanças ao longo de 2020 uma das principais perguntas no momento é: como será no próximo ano?

Uma coisa é certa, precisará de muita informação para não cair em negócios ruins, uma vez que o reaquecimento do mercado faz com que apareçam negócios “da China”.

Saiba mais sobre como foi o mercado imobiliário de 2020 e quais as tendências do mercado imobiliário para 2021, tanto em Piracicaba quanto no Brasil. Acompanhe o post até o fim.

Como foi o mercado imobiliário em 2020

A pandemia exerceu forte influência no mercado imobiliário nacional neste ano. Algumas cidades sofreram mais do que outras, mas ninguém ficou de fora ao experimentar as mudanças que este ano gerou.

Em 2019, dentro do setor de serviços, o mercado imobiliário foi um dos que tiveram melhor desempenho, crescendo 2,3%. Isso fez com que o novo ano iniciasse com boas perspectivas. registrando aumento de 26% nas vendas do primeiro trimestre, na comparação com 2019.

Porém, com o início da quarentena o mercado foi tomado por uma onda de tecnologia. Foram lançamentos realizados online, visitas em loteamentos por drones, tour por videochamada e crescimento em softwares para atendimento e assinatura de contratos.

Isso, aliada à Taxa Selic em queda exponencial até atingir seu menor patamar na história foram responsáveis por manter as vendas acontecendo ao longo do ano. Após um congelamento no segundo trimestre de 2020, o mercado imobiliário voltou a se movimentar e estes são alguns dos principais motivos.

Mudanças nos hábitos habitacionais

Outro importante panorama do mercado imobiliário foi sentido na mudança dos hábitos do consumidor, principalmente no que diz respeito à habitação. A praticidade e economia deram lugar ao conforto e bem estar.

Até então era comum ouvir histórias de como era melhor ter um apartamento compacto, bem localizado e perto de tudo, já que você passava muito tempo na rua e não tinha muito tempo para cuidar de ambientes grandes.

Com o isolamento social as pessoas passaram a ficar 24h por dia em casa. O resultado: agonia por falta de espaço. Falta um cômodo para escritório, falta uma sacada para sentir o Sol, falta espaço para as crianças. Falta muita coisa.

Isso foi o motor principal para uma das mais rápidas e sentidas mudanças nos hábitos habitacionais do consumidor em 2020, a busca por conforto. Com essa mudança de rotina cresceram as buscas, visitas e vendas de apartamentos grandes, terrenos e casas, tanto de rua quanto em condomínio.

Mudanças no comportamento do consumidor

Outra mudança também sentida foi o modo como o consumidor se relaciona com as marcas. Em linhas gerais o mercado de bens de consumo estava muito digitalizado, apesar de ambientes como shoppings ainda serem muito frequentados.

Bens de serviços também seguiam essa linha, com toda a propaganda, prospecção e negociação sendo feitas de maneira digital. Porém era mais do que comum haver o contato pessoal, seja para o fechamento, seja para a realização do serviço em si.

Com o isolamento social as pessoas mudaram este perfil de consumo. Em 2020 o perfil do consumidor mudou abruptamente, à nível mundial. Com a tecnologia ao seu favor, passou a fazer compras e contratar serviços de forma virtual, privilegiando as empresas e marcas que ofereciam a melhor experiência online.

Tendências do mercado imobiliário em 2021

Mesmo que estamos constatando uma tímida porém gradual movimentação do público para fora de suas casas, voltando à shoppings, praças e restaurantes, algumas tendências foram estabelecidas em 2020 e se seguirão para 2021.

A principal delas é a comodidade. O brasileiro se acostumou a negociar, comprar e pesquisar pelo celular. O isolamento social deu essa praticidade que, provavelmente, não se abrirá mão. 

Com isso, uma das principais tendências do mercado imobiliário em 2021 é a modernização e automação dos processos. Com sistemas rápidos, sites inteligentes, negociações online, visitas virtuais e assinaturas digitais disponíveis, o consumidor se sentirá mais à vontade para comprar.

Outra tendência é a busca por espaços. O isolamento fez muitas pessoas se arrependerem de escolher lares compactos, realizando mudanças não planejadas. Para 2021 a expectativa é de que essa seja uma das mudanças no comportamento do consumidor.

Possivelmente veremos mais e mais lançamentos amplos, com sacadas espaçosas e bastante quartos, para comportar um estilo de vida mais caseiro, prevendo inclusive que os trabalhos home office se tornem cada vez mais comuns na pauta das empresas.

Vantagens de morar em Piracicaba em 2021

De olho nas tendências de mercado para o ano de 2021, morar em Piracicaba está trazendo muitas vantagens. Além do alto crescimento do interior paulista, a cidade está atraindo investimentos de incorporadoras novas na cidade, mas com muita bagagem.

Essas mudanças geram algumas vantagens em morar em Piracicaba, como empreendimentos modernos e pensados na atual necessidade e novos hábitos de consumo, geração de novos empregos, tanto na construção civil como demais setores e, claro, uma imobiliária moderna para intermediar as negociações de forma digital, atendendo às necessidades e tendências do próximo ano.

Imobiliária em Piracicaba

Encontrar um imóvel ideal em Piracicaba, no entanto, não será tarefa fácil. Isso porque o reaquecimento do mercado e bons números em vendas de 2020 irão gerar novos e diversificados lançamentos imobiliários, além dos já comuns imóveis usados à venda.

Por conta disso, ter uma imobiliária como a Junqueira ao seu lado na busca pelo imóvel ideal pode facilitar, e muito, na escolha. Além disso, conte com a praticidade das tecnologias aliadas à sua busca por novos imóveis em Piracicaba, no site da Junqueira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Envelope
Assine a nossa e receba nossos melhores conteúdos diretamente no seu e-mail.
Cadastre-se É rápido, fácil e gratuito.

Imóveis em Piracicaba e Região

Os melhores imóveis para comprar ou alugar em Piracicaba e região estão na Junqueira! São apartamentos, casas, kitnets, terrenos e imóveis comerciais em todos os bairros da cidade.