Min
Max
De
Até
Compartilhe este artigo
25 de agosto de 2020
Junqueira

Qual o tamanho ideal de uma casa ou apartamento?

Escolher o tamanho ideal de uma casa ou apartamento é essencial para que você e sua família tenham espaço suficiente para viver a rotina com conforto e tranquilidade. 

No entanto, ainda que muitas pessoas pautem essa decisão apenas de acordo com o orçamento familiar, também é preciso levar em conta outros fatores. Entre eles, o número de moradores e o estilo de vida de cada um. 

Sendo assim, para te auxiliar a escolher qual o melhor tamanho de apartamento ou casa para morar, listamos a seguir 5 perguntas que você pode considerar antes de alugar ou comprar um imóvel. Confira:

1 – Qual o tamanho da sua família?

Antes de tudo, analise quantas pessoas vão morar no imóvel. Se você pretende morar sozinho ou dividir com apenas uma pessoa, uma casa ou apartamento de um quarto pode ser suficiente. 

Para solteiros ou casais, existem também opções mais econômicas, como as kitnets.

Porém, se você está em um relacionamento e pretende ter filhos em breve, talvez o ideal seja investir em um imóvel com dois quartos, pelo menos. Assim, a intimidade do casal é preservada e a criança pode ter um espaço próprio para brincar e desenvolver autonomia. 

Agora, se você não abre mão de um pouco mais de espaço e, ao mesmo tempo, quer economizar, uma boa sugestão é dividir moradia com amigos ou até mesmo outras pessoas que estejam dispostas a isso. Nesse caso, a casa ou apartamento pode ter dois, três ou até mesmo quatro quartos. Tudo depende de quantas pessoas pretendem dividir os custos. 

Muito importante também é avaliar se há a necessidade de mais de um banheiro para manter um dia a dia tranquilo. Além disso, pensar em quantas vagas de garagem vocês vão precisar. 

2 – Qual o estilo de vida dos moradores?

Quanto mais tempo passamos em casa, mais espaço precisamos. Se você trabalha no modelo home office, por exemplo, o ideal é ter um espaço reservado apenas para o escritório. Isso porque, separar o ambiente profissional do pessoal garante uma rotina mais organizada e tranquila. 

Já para quem gosta de cozinhar ou receber amigos, talvez seja interessante optar por uma cozinha mais ampla e até mesmo integrada à sala para favorecer as interações sociais. Para as festas e reuniões, quem sabe uma churrasqueira ou salão de festas?

O mesmo vale para as famílias com crianças pequenas ou animais de estimação. Para estas pessoas, um apartamento com varanda ou uma casa com quintal são primordiais para os momentos de lazer e descanso. 

Agora, para quem viaja muito a trabalho ou passa muitas horas fora de casa, por exemplo, um apartamento pequeno certamente é a melhor opção para poupar tempo com limpezas e manutenções.

3 – Quais as opções de lazer que o condomínio oferece?

Seja em um apartamento ou em um condomínio fechado, é sempre importante levar em conta a estrutura de lazer oferecida. Afinal, as áreas comuns são como uma extensão da sua moradia. 

Se você gosta de praticar esportes, por exemplo, contar um espaço fitness ou academia pode ser bastante prático. Ou, se tem filhos, um playground, brinquedoteca e salão de jogos são essenciais para a diversão dos pequenos. 

Já no caso de quem trabalha no modelo home office, existem muitos empreendimentos, inclusive, que contam com apartamentos que têm espaços de coworking, o que pode facilitar ainda mais o dia a dia.

4 – Qual o seu orçamento familiar?

Como dito anteriormente, antes de comprar ou alugar um imóvel, é fundamental avaliar as suas condições financeiras. 

Sendo assim, sempre faça inicialmente um levantamento de todos os seus rendimentos e analise se estão de acordo com as despesas mensais (e também entrada em caso de compra de imóvel) da sua nova casa ou apartamento. 

Se a conta não bater, o melhor a fazer é procurar um imóvel menor ou em uma localização onde o custo de vida seja mais barato.

5 – Procure ajuda de uma imobiliária em Piracicaba

A Imobiliária Junqueira é referência em venda, locação e administração de imóveis em Piracicaba. 

Sempre atentos às suas necessidades, trabalhamos com eficiência, ética, transparência e profissionalismo.

Por isso, na hora de escolher um bom imóvel para morar em Piracicaba, entre em contato conosco para tomar a melhor decisão! 

Leia também: Comprar casa ou apartamento em Piracicaba?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Envelope
Assine a nossa e receba nossos melhores conteúdos diretamente no seu e-mail.
Cadastre-se É rápido, fácil e gratuito.

Imóveis em Piracicaba e Região

Os melhores imóveis para comprar ou alugar em Piracicaba e região estão na Junqueira! São apartamentos, casas, kitnets, terrenos e imóveis comerciais em todos os bairros da cidade.