Min
Max
De
Até
Compartilhe este artigo
11 de julho de 2017
Junqueira

Dicas para Comprar um Terreno em Condomínio

Construir a casa dos sonhos em um condomínio é algo que muitos almejam e, o primeiro passo para isso é adquirir um terreno em condomínio fechado.
Muitos compradores buscam em determinado condomínio o terreno ideal para realizarem o sonho de ter um imóvel projetado em cada detalhe. Se atente nesses detalhes na hora da compra:

  • Geralmente, os terrenos de menor valor atraem o esse comprador. Mas quando essa pessoa vai construir, ela acaba descobrindo que devido a topografia do terreno, ela terá gasto extra com terraplanagem, para fazer um corte ou aterro, ou então, terá que fazer um projeto adaptado aquele terreno, que muitas vezes não satisfaz plenamente esse comprador. Enfim, a dica é observar bem a topografia do terreno.
  • Outra dica importante é você verificar detalhadamente junto ao corretor que está negociando, quais as normas de construção do condomínio que você está adquirindo o lote. Os condomínios mais novos, lançados nos últimos 10, 15 anos, possuem normas mais severas de recuo, metragem mínima, número de pavimentos, altura, arquitetura. É muito comum hoje em dia, os clientes de terrenos em condomínio, quererem construir um sobrado com 3 suítes, e uma generosa área de lazer. Com essa intenção, eles adquirem um terreno que acreditam ser suficiente para isso, digamos de 400 metros quadrados. Porém, eles não se atentaram tanto para normas construtivas, e na hora que o arquiteto vai fazer o projeto, é que o dilema aparece. Ao descontar os recuos obrigatórios, de acordo com a norma de construção do condomínio, esses 400 metros poderão ter 200, 220 no máximo de área de ocupação da casa, fazendo com que, esse comprador tenha que diminuir os cômodos da casa para caber tudo o que ele gostaria, o que pode não satisfazê-lo plenamente, ou então, se ele construir a casa do tamanho que planeja, ele vai acabar “enchendo” o terreno com a construção, e a casa pode acabar ficando abafada dependendo das casas vizinhas. E considerando que o valor da construção chega em média a ser mais que 5 vezes o valor do terreno, recomendo gastar um pouquinho mais na compra de um terreno maior, e ficar com uma casa arejada, iluminada, e com certeza com um potencial de valorização maior.

As dicas também servem para imóveis fora de condomínio, uma vez que as prefeituras também possuem normas de construção.

Veja o vídeo sobre o assunto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Envelope
Assine a nossa e receba nossos melhores conteúdos diretamente no seu e-mail.
Cadastre-se É rápido, fácil e gratuito.

Imóveis em Piracicaba e Região

Os melhores imóveis para comprar ou alugar em Piracicaba e região estão na Junqueira! São apartamentos, casas, kitnets, terrenos e imóveis comerciais em todos os bairros da cidade.