O interior de um imóvel faz toda diferença na rotina da família e a qualidade de vida também está diretamente ligada ao tipo de espaço que somos expostos diariamente.
Existem diversas formas de proporcionar bem-estar e a decoração de ambientes é uma grande aliada quando o assunto é gerar sensações positivas. Ela é uma das responsáveis por transformar a casa ou o apartamento em um lar.
Detalhes como uso das cores, objetos e suas formas geram conforto visual e layouts funcionais, imprimindo nos ambientes preferências pessoais que expressam a identidade de seus moradores.
Atualmente, há uma vasta opção de profissionais que executam este trabalho, como arquitetos e designers de interiores. Outra possibilidade que virou tendência é o “do it yourself”, que traduzida significa: faça você mesmo.
Esta tendência ficou conhecida devido aos inúmeros conteúdos publicados no ambiente virtual, onde se encontram referências e tutoriais sobre como decorar seu próprio ambiente.
Confira algumas dicas sobre como decorar, de forma fácil, os ambientes:
- Defina a paleta de cores: escolha as cores que irão compor cada cômodo, lembrando sempre de analisar se os móveis e objetos do ambiente alinham-se com a coloração escolhida.
- Use a criatividade nas paredes: seja na sala, dormitórios e até mesmo na cozinha, os quadros também são uma excelente opção para deixar os ambientes ainda mais agradáveis e descontraídos. Escolha o tema ou fotos preferidas e defina qual será a parede que ganhará os destaques.
- Os têxteis encantam: tapetes, almofadas, mantas, cortinas, são os complementos que podem definir o conforto para os ambientes. Estes podem apresentar variadas cores e estampas que darão sofisticação na composição dos móveis e demais elementos decorativos.
- Plantas para relaxar: cada vez mais tendência em decoração, as plantas oferecem leveza, complementam o visual e transmitem sensação relaxante, especialmente no interior do imóvel. Há uma infinidade de espécies: florais, ornamentais, arbustos, folhagens, entre outras.
- Papeis de parede: são acessórios essenciais para deixar os ambientes aconchegantes, especialmente salas e quartos. Eles renovam os cômodos de forma prática e versátil. Há muitas opções de modelos e formas simplificadas de aplicações, e acessíveis a qualquer pessoa.
- Objetos que decoram: definindo a distribuição dos móveis e cores das paredes, é preciso pensar na organização de itens decorativos, como vasos, prateleiras, porta-retratos, objetos de valor afetivo, livros, luminárias, entre outros.
Alguns objetos, inclusive, podem ser criados e fabricados artesanalmente. Há diversas opções deles em tutoriais na Internet.