Min
Max
De
Até
Compartilhe este artigo
4 de dezembro de 2020
Junqueira

Quer vender? Saiba como é calculado o valor venal do imóvel

A venda imobiliária é uma atividade que exige conhecimento em diversas áreas, uma delas é como é como realizar o cálculo do valor venal do imóvel.

Calcular errado, esquecer pontos importantes tanto positivos quanto negativos ou simplesmente não conhecer da importância deste cálculo pode gerar muito prejuízo e dores de cabeça.

Confira o que é o valor venal e como avaliar um imóvel para venda no conteúdo abaixo e acerte nas negociações imobiliárias.

O que é o valor venal do imóvel

Saber o que é o valor venal do imóvel é um ponto muito importante ao levantar os principais pontos de qualquer imóvel à ser oferecido para venda. O valor venal, também chamado de valor de mercado, é o custo de oferta do imóvel. 

O valor venal de algo é uma estimativa do valor de um bem, seja móvel ou imóvel, calculado com base em diversos fatores específicos. Apesar de ter aplicação ampla, o termo é mais utilizado no mercado imobiliário, jurídico ou municipal.

Este termo é o mais utilizado, bem como seu método de cálculo, no mercado imobiliário, por considerar o imóvel em si, seu terreno e fatores externos, como localização e infraestrutura.

Qual a finalidade do valor venal

O valor venal é muito útil para cálculo de impostos, como o IPTU, é a avaliação feita por instituições bancárias em propostas de financiamento imobiliário, além de trâmites judiciais, como cálculo de herança ou divórcio.

Calcular o valor do imóvel

Calcular o valor do imóvel pode parecer simples, mas as variáveis são muitas e é preciso atenção para acertar no cálculo e não depreciar seu imóvel, tanto por um valor muito abaixo, perdendo dinheiro, quanto muito acima, encalhando a venda.

Alguns dos principais pontos na base de cálculo são características físicas, como posição solar, idade do imóvel, tipologia e função da edificação (comercial, residencial ou outros fins).

A base de cálculo de valor venal de imóvel

Mais comumente utilizada, a fórmula de cálculo do valor venal é: V = A x VR x I x P x TR, sendo

V é o valor venal do imóvel;

A é a área do terreno ou edificação;

VR é o valor unitário padrão residencial;

I é a idade do imóvel;

P é a posição do imóvel no logradouro;

TR é a tipologia residencial do imóvel.

É importante destacar que esse cálculo pode levar outros fatores e que alguns pontos desse cálculo é específico de cidade para cidade. No item do valor unitário, por exemplo, esse cálculo é feito com base na planta genérica de valores do município. No caso de Piracicaba as cotas atualizadas podem ser consultadas na secretaria de finanças do município.

Quais as principais características no cálculo do valor de mercado

O valor venal é essencial para manter seu imóvel dentro das expectativas do mercado e não limitar seu alcance ou prejudicar sua imagem ao ofertar preço abaixo do praticado na sua praça. Porém, algumas características são chave e tidas como as principais na hora de possíveis compradores buscarem imóveis.

Um dos principais fatores se mantém sendo a localização. Esse fator é muito levado em consideração, tanto na hora de considerar o esforço de locomoção para outros pontos da cidade quanto para considerar a praticidade do dia a dia.

A estrutura do imóvel também é um dos principais fatores. E neste ponto nós temos muito mais influência da composição interna do que da área em si, item levado em consideração no cálculo de valor venal do imóvel.

Outro ponto que foge da conta mas é importante considerar quando nos questionamos sobre como avaliar um imóvel para venda é o seu acabamento interno. E isso vai desde o tipo de tinta utilizada, a qualidade dos móveis sob medida, a marca do porcelanato instalado, quais as esquadrias presentes no imóvel, entre outros itens que fazem muita diferença para quem busca um bom imóvel à venda em Piracicaba.

Como avaliar um imóvel para venda com imobiliária

Estes itens, somados à alguns outros (como área de lazer, conservação, documentação, entre outros) são os principais fatores na avaliação de um imóvel em Piracicaba.

Calcular o valor venal do imóvel, considerando todos os seus itens e considerando também o mercado local e o impacto que o valor do seu imóvel causará é tarefa difícil e, por isso, recomendamos um profissional.

Ao avaliar um imóvel para venda com uma imobiliária você terá a segurança de um cálculo preciso, feito por um avaliador certificado pelo CNAI e que não gere impacto negativo no mercado imobiliário.

Avalie e deixe seu imóvel para venda ou locação com quem entende do mercado de Piracicaba, acesse o site da Junqueira e envie seus documentos para que iniciemos o processo de avaliação do seu imóvel e vamos definir, juntos, o valor de mercado do seu imóvel. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Envelope
Assine a nossa e receba nossos melhores conteúdos diretamente no seu e-mail.
Cadastre-se É rápido, fácil e gratuito.

Imóveis em Piracicaba e Região

Os melhores imóveis para comprar ou alugar em Piracicaba e região estão na Junqueira! São apartamentos, casas, kitnets, terrenos e imóveis comerciais em todos os bairros da cidade.

  • PIRACICABA(19) 2105-4448
  • RIO DAS PEDRAS(19) 3493-2193
  • SANTA TEREZINHA(19) 3415-3262