Min
Max
De
Até
Compartilhe este artigo
16 de janeiro de 2019
Junqueira

Como faço para financiar um imóvel pelo Minha Casa Minha Vida sem ter carteira assinada?

Quem não trabalha com carteira assinada sempre tem dúvidas na hora de solicitar o financiamento do Minha Casa Minha Vida. Isso porque todos os aspectos do financiamento são resolvidos com base na renda mensal de quem solicita o financiamento.

 

Na prática, a sua renda define à qual faixa do programa você pertence. A partir daí já poderá saber qual o tipo de empreendimento destinado à sua faixa. Os próximos passos vêm de acordo com o empreendimento, como qual o valor do subsídio e das parcelas, de quanto tempo será a sua dívida e assim por diante.

 

Por isso, comprovar a renda é crucial e a carteira assinada é a forma mais confiável de se fazer isso. Entretanto, sabemos que nem todos trabalham como colaboradores formais de uma empresa.

 

Não é necessário ter uma carteira assinada para participar do Minha Casa Minha Vida. Mas, saiba logo de início, que este processo vai se tornar um pouco mais trabalhoso.

 

Se você trabalha de forma autônoma, há outras maneiras de comprovar que você recebe um valor mensal. Veja a seguir quatro destas opções e caminhos:

 

1- Os trabalhadores autônomos geralmente recebem pelo serviço prestado de diversas formas e, muitas vezes, o dinheiro nem chega a ter contato com o banco antes de ser utilizado. Isso é um erro!

Depositar seu dinheiro no banco é uma forma de comprovar que ele existe. Preferencialmente, concentre sua movimentação bancária em apenas uma conta e por no mínimo 6 meses. Com esse período fica mais fácil conseguir a aprovação do seu financiamento.

Não é necessário que a sua conta seja do mesmo banco onde o financiamento será feito, mas se a coincidência existir, você pode conseguir melhores taxas.

 

2- Outra forma de comprovação de renda é a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física. Nela estão todos os seus recebimentos e gastos.

 

3- Se você tem pressa para conseguir o financiamento e não tem suas contas tão organizadas no banco como deveria, uma opção pode ser emitir a Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos (DECORE). Ela tem sido aceita desde 2000, é feita por profissionais de contabilidade habilitados e precisa possuir o selo DHP (Declaração de Habilitação Profissional).

 

4- A última dica é: comprove seu trabalho! Todas as vezes que seus clientes pagarem por um de seus serviços, emita um comprovante. Para isso você pode utilizar o Recibo de Pagamento de Autônomo (RPA), gerado quando uma empresa contrata um autônomo, e também formalizar seu negócio por meio de um cadastro como Microempreendedor Individual (MEI).

 

Ainda ficou com dúvidas? Fale conosco e procure um de nossos corretores!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Envelope
Assine a nossa e receba nossos melhores conteúdos diretamente no seu e-mail.
Cadastre-se É rápido, fácil e gratuito.

Imóveis em Piracicaba e Região

Os melhores imóveis para comprar ou alugar em Piracicaba e região estão na Junqueira! São apartamentos, casas, kitnets, terrenos e imóveis comerciais em todos os bairros da cidade.