Min
Max
De
Até
Compartilhe este artigo
26 de dezembro de 2018
Junqueira

Como funciona a vistoria de um imóvel alugado?

No processo de entrega de um imóvel locado é necessário que ele passe pela etapa de vistoria. Isso porque no contrato assinado, quando o imóvel foi locado, você encontra uma cláusula determinando que o inquilino deve devolver o imóvel nas mesmas condições nas quais ele foi alugado.

 

Portanto, se durante o período em que morou no imóvel você fez alguma alteração sem a aprovação prévia do dono, será necessário voltar à forma que estava antes. Para ter certeza de qual era a condição do imóvel no início de todo o processo é só conferir o Laudo de Vistoria feito quando você deu entrada.

 

Este laudo será utilizado também na rescisão do contrato como comparativo e ajudará a determinar quais reparos devem ser feitos antes da entrega das chaves. Por isso, é necessário prestar atenção em todos os detalhes também no momento de entrada, assim problemas para o inquilino e proprietário são evitados.

 

Para te ajudar neste processo, confira a seguir quais os pontos principais analisados pelos vistoriadores:

 

Pintura

Na maioria das vezes é feita uma pintura na troca de locatários. No laudo de vistoria devem estar especificados a cor e tipo de tinta aplicada em paredes, tetos, portas e janelas e em qual estado cada área se encontra. Isso deve ser feito tanto na área interna quanto na externa.

 

Estrutura hidráulica

Nesta checagem o mais importante é conferir possíveis vazamentos. Aqui também entra a conferência da pintura, já que se ela estiver mais escura em algum ponto é possível que haja vazamento.

Também é necessário checar todas as torneiras, válvulas dos sanitários, chuveiros e o escoamento em todos os pontos de água do imóvel. Estes pontos tendem a precisar de ajustes com uma certa frequência.

 

Pisos, azulejos, revestimentos e forros

É importante constar no laudo o tipo de piso e revestimento de todas as áreas, suas características e o estado de conservação de cada um deles, assim como os azulejos nas paredes. Lembre-se também de checar se não há ladrilhos soltos e azulejos faltando. Confira se a estrutura do forro não contém furos, rachaduras, buracos e falta de rejunte.

 

Estrutura elétrica

Esta parte deve ser bem checada, pois a falta de uma boa estrutura elétrica pode gerar acidentes e grandes problemas no futuro. Teste bocais/luminárias e todas as tomadas, além de verificar o quadro de luz para documentar o funcionamento e estado de conservação da rede elétrica.

Avalie também as condições das tomadas e da fiação do imóvel, como fios expostos e se existem sinais de que adaptações foram feitas na rede. Além disso, note se, ao acender alguma lâmpada, ocorrem pequenos curtos, piscadas e outros sinais de que a rede está sobrecarregada.

 

Vidros, portas e janelas

Aqui os itens conferidos são: o bom estado dos vidros, se as janelas e portas abrem e fecham normalmente. Fique atento também para esquadrias e travas, além dos trincos, fechaduras e a existência de chaves. Em tudo deve estar sinalizado a marca, o modelo e o estado de conservação.

 

Mobília

Se o imóvel veio com alguma mobília, ela também deve ser entregue no mesmo estado que foi encontrada. Ela pode ser composta por: armários embutidos, estantes, pias e gabinetes. No laudo deve constar o estado de conservação e funcionamento de puxadores, dobradiças, trilhos e pistões, assim como suas marcas.

 

Se algo no Laudo de Vistoria não estiver de acordo com a situação real do imóvel, é necessário que o inquilino solicite essa correção na imobiliária em até 30 dias. É responsabilidade do proprietário reparar este problema.

 

Agora que você já sabe tudo sobre como funciona a vistoria de um imóvel para locação, confira algumas opções para alugar em Piracicaba com a Junqueira!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Envelope
Assine a nossa e receba nossos melhores conteúdos diretamente no seu e-mail.
Cadastre-se É rápido, fácil e gratuito.

Imóveis em Piracicaba e Região

Os melhores imóveis para comprar ou alugar em Piracicaba e região estão na Junqueira! São apartamentos, casas, kitnets, terrenos e imóveis comerciais em todos os bairros da cidade.