Min
Max
De
Até
Compartilhe este artigo
26 de agosto de 2020
Junqueira

Como organizar uma mudança?

Toda mudança tem seus desafios e imprevistos. Por isso, é sempre bom manter uma atitude otimista, tendo em mente que, depois de organizada a bagunça, é só aproveitar a nova casa ou apartamento.

Para garantir esse conforto, no entanto, é preciso planejamento e muita organização.

Confira a seguir algumas dicas e estratégias de como fazer uma mudança organizada e garanta que ela ocorra tranquilamente:

1 – SEPARE OS ITENS MENOS USADOS

Comece encaixotando aquelas coisas que estão guardadas no quartinho de bagunça ou em caixas que você pouco ou quase nunca mexe. 

Em seguida, organize os objetos e itens que não fazem parte do seu dia a dia, como quadros, livros e roupas de estações passadas. Não esqueça de rotular as caixas para depois encontrar tudo com mais facilidade.

Aproveite também para fazer uma limpeza em seus pertences e conferir o que você realmente precisa. Separe e doe tudo aquilo que você não necessita mais, ajude a dar novos usos ao que está parado, só ocupando espaço.

2 – ARMAZENE TUDO ESTRATEGICAMENTE

Reserve um cômodo apenas para guardar as caixas da mudança. Organize-as de modo que as menos importantes sejam as últimas a entrar no caminhão ou frete. Assim, quando chegar no novo imóvel, você garante acesso mais fácil ao que é realmente essencial.

3 – SEPARE POR CORES E ETIQUETAS

Utensílios de cozinha, etiqueta amarela. Objetos da sala, azul. Materiais de escritório, cinza. Use e abuse das cores para te ajudar a separar os itens que pertencem a cada cômodo da casa.

Coloque, ainda, etiquetas em cima e em todos os lados das caixas. Assim, não será preciso ficar virando uma por uma para verificar o que contêm.

Se tiver que desmontar móveis, não esqueça de guardar parafusos e acessórios separadamente. Use sacos plásticos para cada um, cole etiquetas para identificá-los e guarde todos em uma mesma caixa. Isso torna mais fácil a montagem dos móveis no seu novo imóvel.

4 – PESQUISE AS TRANSPORTADORAS COM ANTECEDÊNCIA

Antecipadamente, escolha a transportadora de sua preferência e confiança e agende um horário. Dessa forma você evita problemas na hora da mudança, como atrasos ou falta de disponibilidade.

Caso não conheça nenhuma empresa do ramo, solicite referências para amigos ou familiares, ou realize buscas na internet a fim de encontrar uma empresa correta e profissional. Afinal, você não vai querer que seus pertences se extraviem ou estraguem, não é mesmo?

5 – LIMPE O NOVO IMÓVEL ANTES DE SE MUDAR

Aproveite que o imóvel ainda está vazio, sem seus pertences, e realize a limpeza antecipadamente. Essa é uma excelente oportunidade para fazer uma limpeza mais profunda nos pisos, paredes e cômodos.

Se preciso, contrate uma empresa especializada para poupar tempo e energia. Acredite: você vai precisar estar com muita disposição quando as caixas começarem a chegar na sua nova casa ou apartamento. 

6 – NA HORA DA MUDANÇA

Caso seu imóvel esteja em um prédio ou em condomínio fechado, entregue ao síndico a carta de autorização da ocupação do imóvel e verifique os dias e os horários permitidos de entrada para mudança. Solicite também uma cópia do regimento interno do condomínio.

Alguns edifícios cobram taxa de mudança, cujo valor e forma de pagamento dependem de cada condomínio. 

Na data escolhida, informe zeladores e síndicos para que providenciem proteção dos elevadores de serviço e áreas por onde passarão móveis e eletrodomésticos. Além, disso, para que reservem uma vaga para o caminhão de mudança estacionar.

7 – DESCARREGANDO SEUS PERTENCES

Ao descarregar a sua mudança, oriente a transportadora a não colocar o caminhão sobre a calçada para evitar multas e obstrução do trânsito.

Antes de ligar os eletrodomésticos e eletroeletrônicos na tomada, teste a tensão. Este teste é feito com uma chave medidora de energia. Lembre-se também de conferir a tensão do chuveiro.

O registro geral deve ser aberto para que todas as torneiras, chuveiros e válvulas de descarga funcionem. Caso não funcionem, verifique se não há um registro local para liberar o fluxo de água.

8 – CHECKLIST PARA ORGANIZAR UMA MUDANÇA

Confira as perguntas e as sugestões abaixo. Antes de começar de fato sua mudança, responda cada uma delas. Elas serão essenciais para que sua mudança ocorra com agilidade e tranquilidade.

  • Você mora em apartamento ou casa?
  • Quantos cômodos possui o imóvel?
  • O que há nos cômodos?
  • O que vai ser transportado ao novo endereço e o que fica no antigo ou é descartado?
  • Separe o que vai e o que fica.
  • Todas as peças passam pela porta?
  • As peças que não passarem pela porta, podem ser desmontadas?
  • Se você mora em edifício, o elevador de serviço é grande ou pequeno?
  • Será preciso içar alguma peça? Quantas?
  • O caminhão pode parar na porta do prédio? Normalmente, os porteiros estão aptos a responder esta pergunta.
  • Há um horário permitido para descarregar a mudança? Se houver, de acordo com o tamanho da mudança, será preciso mais do que um dia, pois o caminhão não poderá descarregar tudo de uma vez só. Se a sua mudança for grande, é interessante pensar em um local para passar a noite, uma vez que o imóvel atual estará desocupado.
  • Certifique-se de que não há nenhuma outra mudança no mesmo dia. Verifique também se não há feira livre no mesmo dia.
  • Informe-se sobre os procedimentos e regras do condomínio antes da mudança.

Leia também: Checklist de vistoria de imóvel para locação

Junqueira: sua imobiliária em Piracicaba

Agora que você já sabe como organizar uma mudança, que tal começar a procurar sua nova casa ou apartamento para alugar em Piracicaba? Para isso, conte sempre com a Imobiliária Junqueira para fechar o melhor negócio. Confira AQUI os melhores imóveis para alugar em Piracicaba.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Envelope
Assine a nossa e receba nossos melhores conteúdos diretamente no seu e-mail.
Cadastre-se É rápido, fácil e gratuito.

Imóveis em Piracicaba e Região

Os melhores imóveis para comprar ou alugar em Piracicaba e região estão na Junqueira! São apartamentos, casas, kitnets, terrenos e imóveis comerciais em todos os bairros da cidade.