Min
Max
De
Até
Compartilhe este artigo
15 de maio de 2020
Junqueira

Comprar apartamento ou casa em Piracicaba?

Se você está pensando em comprar um apartamento ou casa, é preciso analisar muito bem, já que algumas opções podem ser mais atrativas do que outras, a depender da sua situação financeira e objetivos.

Com a queda da taxa básica de juros, a Selic, de 4,25% para 3,75% ao ano, alguns bancos reduziram as taxas de suas linhas de crédito pessoal e imobiliário, o que tornou o financiamento da casa própria bastante atrativo.

Outro motivo que favorece a compra é que, com a recessão econômica, muitas pessoas e empresas estão colocando imóveis à venda, o que provoca queda nos preços. 

No entanto, especialistas alertam: em períodos como esse, muita gente fica sem emprego e uma decisão mal tomada e a longo prazo, como a compra um imóvel, pode refletir em uma perda de recursos poupados por anos ou até mesmo em endividamento. 

Ou seja, para quem não tem tanto dinheiro guardado, investir em um imóvel é mais arriscado. Já para quem puder pagar alguma parte à vista, fazendo a compra sem comprometer a liquidez da carteira e tiver disposição para negociar, o momento é muito oportuno.

Mas, entre comprar um apartamento ou casa, qual a melhor opção para o investidor? A seguir, reunimos informações dos melhores especialistas da Junqueira, imobiliária em Piracicaba, para lhe auxiliar nessa decisão. 

Abordaremos os seguintes temas:

  • Comprar apartamento ou casa?
  • Vantagens e desvantagens de morar em apartamento
  • Vantagens e desvantagens de morar em casa

Comprar apartamento ou casa?

Depois de definir se este é o momento ideal para você investir em um imóvel, chegou a hora de decidir sobre qual a melhor opção para você: comprar um apartamento ou casa?

É importante destacar que essa é uma escolha bastante pessoal, pois depende de preferências como espaço, segurança, opções de lazer e conforto. Ou seja, é preciso avaliar muito bem cada tipo de moradia, sempre de acordo com suas necessidades e expectativas.

A seguir, conheça as vantagens e desvantagens de morar em uma casa ou apartamento:

Vantagens e desvantagens de morar em apartamento

A primeira questão a se ter em mente é que morar em apartamento é sinônimo de adotar uma vida mais compacta. Afinal, o tamanho desses imóveis geralmente é menor.  

Além disso, a privacidade é reduzida, uma vez que nesse tipo de imóvel se convive com vizinhos diariamente, já que eles estão na porta ao lado. 

Comprar um apartamento também significa menos autonomia, pois é preciso aceitar as regras impostas pelo condomínio. Isso porque, ao desrespeitar o regimento interno, você pode correr o risco de receber advertências e até mesmo multas. 

Por isso, sempre analise antecipadamente a rotina do lugar e se ela combina com o seu estilo de vida e da sua família. 

Mas não pense que são só desvantagens! Um apartamento oferece muito mais segurança para seus moradores. Portarias 24h, câmeras de vigilância e portões eletrônicos garantem o controle de quem entra e sai do prédio, bem como evita que desconhecidos acessem o condomínio. 

Por serem mais compactos, os apartamentos também são muito mais práticos de limpar e organizar. Para quem tem uma rotina mais intensa, essa pode ser uma grande vantagem. 

Outra vantagem de comprar um apartamento é que, para quem tem crianças, os condomínios normalmente oferecem áreas de lazer onde os pequenos podem fazer amizades e brincar com segurança. 

Já para os adultos, há espaços como quadras de esportes, academias, espaço pet e salão de festas, facilitando muito mais os momentos de descanso e diversão. 

Condomínios tendem ainda a ter localizações mais privilegiadas, próximas a centros urbanos ou, quando distantes, costumam ser atendidos por diversas linhas de transporte público. Em consequência disso, o morador acaba diminuindo os gastos e tem seus deslocamentos facilitados.

Vantagens e desvantagens de morar em casa

Morar em uma casa tem vantagens enormes para quem tem uma família grande ou preza por espaço e privacidade.  

Apesar de ter um custo mais elevado, a metragem de uma casa costuma ser muito maior do que de apartamentos. Além disso, a ausência de vizinhos muito próximos garante mais liberdade para quem gosta de ouvir música um pouco mais alto ou receber amigos com frequência, por exemplo. 

Em uma casa também é mais fácil para os amantes de plantas ou donos de animais de estimação. Há mais áreas verdes para plantar uma horta, por exemplo, ou deixar seu gato ou cachorro livres para brincar.

Além disso, em uma casa não é necessário pagar o condomínio, despesa que muitas vezes pesa no bolso da família. Por outro lado, como não há rateio das despesas, os custos com manutenção, que são indispensáveis para a conservação do imóvel, acabam ficando mais elevados, uma vez que ficam inteiramente sob responsabilidade do proprietário. 

Outra desvantagem de morar em casa é a questão da segurança. Se quiser garantir mais tranquilidade para sua família, você precisará investir em equipamentos como câmeras de vigilância e cercas elétricas, que nem sempre são muito baratos. Além disso, se você viaja muito ou fica pouco tempo em casa, pode correr o risco de maior exposição a roubos.

Seja qual for a sua escolha, conte sempre com a Imobiliária Junqueira!

Agora que você já sabe as vantagens e desvantagens de morar em uma casa ou apartamento, aproveite para conferir as opções de apartamentos à venda em Piracicaba ou casas à venda em Piracicaba disponíveis em nosso portal. 

Temos as melhores de imóveis à venda em Piracicaba. Com certeza, você encontrará um com seu perfil em nosso site. E, se precisar de ajuda nessa decisão, entre em contato conosco!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Envelope
Assine a nossa e receba nossos melhores conteúdos diretamente no seu e-mail.
Cadastre-se É rápido, fácil e gratuito.

Imóveis em Piracicaba e Região

Os melhores imóveis para comprar ou alugar em Piracicaba e região estão na Junqueira! São apartamentos, casas, kitnets, terrenos e imóveis comerciais em todos os bairros da cidade.