Min
Max
De
Até
Compartilhe este artigo
4 de setembro de 2018
Junqueira

Cuidados com o contrato de aluguel

Após encontrar o imóvel ideal é preciso assinar o contrato de aluguel, e sabemos que nessa a hora surgem diversas dúvidas, por isso separamos algumas dicas para te ajudar. Fique atento às cláusulas e condições descritas no contrato para evitar problemas no futuro.

-Pagamentos e Reajustes

Deve conter no contrato detalhes de todas as despesas fixas do imóvel como, aluguel, IPTU, seguro incêndio, água, luz, gás, taxas de obras e demais taxas que possam existir.

É importante que seja especificado em contrato de aluguel todos os reajustes existentes durante a vigência, a porcentagem aplicada e o período em que ele ocorre, para que ambas as partes estejam cientes dos valores a serem pagos durante o tempo contratual.

moedas
É importante que seja especificado em contrato todos os reajustes.

– Garantias do aluguel

Existem diferentes formas de garantia, e é necessário que esteja estipulado no contrato de aluguel o tipo de garantia escolhida, não podendo ser exigida mais de uma garantia de aluguel.

Em alguns casos o proprietário deixa explícito que tem preferência por uma garantia especifica.

Fique atento na hora de assinar o contrato se a garantia escolhida é a exigida pelo proprietário e se a mesma consta em contrato.

garantias de aluguel
É necessário que esteja estipulado o tipo de garantia escolhida.

– Condições do imóvel e laudo.

É necessário que seja feita uma vistoria para apontar o que precisa ser reparado e a condição atual do imóvel. Fique atento em vazamentos, mofo, infiltrações, estados das torneiras, rachaduras, descargas, sistema elétrico, funcionamento das portas, janelas e pintura.

No contrato deve constar um lado de vistoria com fotos, especificando a real condição do imóvel, para que não haja problemas futuros.

condições do imóvel e laudo
Deve constar um laudo de vistoria com fotos e detalhes da condições do imóvel.

– Direitos e deveres do inquilino

É muito importante que na hora de assinar o contrato de aluguel você esteja ciente de todos seus direitos e deveres como inquilino, saber quais despesas são suas obrigações e quais são do proprietário.

O inquilino deve realizar os pagamentos de aluguel, condomínio e demais taxas dentro da data estipulada.

Devolver o imóvel no mesmo estado recebido, arcar com reparo de danos posteriores à mudança e com as despesas ordinárias do condomínio.

É dever do proprietário entregar o imóvel em condições de uso, cabendo ao mesmo custear qualquer reparo de danos estruturais e anteriores à mudança.

No caso do inquilino custear os reparos o mesmo deverá ser reembolsado ou descontado no valor do aluguel.

É responsabilidade do proprietário custear despesas extraordinárias do condomínio, tais como pintura de fachada, instalações de equipamentos de incêndio e segurança e demais benfeitorias que beneficiem o imóvel.

Despesas tributárias e seguro incêndio geralmente são obrigações do proprietário, entretanto se for acordado o inquilino poderá assumir algumas despesas.

direitos e deveres do inquilino
É importante que você esteja ciente de todos os seus direitos e deveres como inquilino.

– Rescisão contratual

No caso da entrega antecipada do imóvel é preciso estar atento as condições de rescisão contratual.

As multas devem ser sempre proporcionais e de acordo com o prazo do contrato de aluguel.

É possível também estipular que o inquilino devolva o imóvel após 12 meses de contrato sem pagamento da multa contratual, caso a cláusula tenha sido estipulada no ato da contratação.

rescisão do contrato
Fique atento às condições de rescisão contratual.

Caso ainda tenha alguma dúvida sobre contrato de aluguel, fale com um corretor ele é especialista e saberá tirar todas as suas dúvidas.

botão fale com o corretor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Envelope
Assine a nossa e receba nossos melhores conteúdos diretamente no seu e-mail.
Cadastre-se É rápido, fácil e gratuito.

Imóveis em Piracicaba e Região

Os melhores imóveis para comprar ou alugar em Piracicaba e região estão na Junqueira! São apartamentos, casas, kitnets, terrenos e imóveis comerciais em todos os bairros da cidade.