Min
Max
De
Até
Compartilhe este artigo
12 de dezembro de 2018
Junqueira

História de Piracicaba: Bairro Monte Alegre

Foi com a chegada dos imigrantes italianos, no século XIX, para trabalharem na usina de cana-de-açúcar que emprestou o nome ao bairro que o crescimento da região teve início. Mas em 1910, quando Pedro Morganti adquiriu a usina, o desenvolvimento do bairro atingiu patamares que não eram fáceis de encontrar na época.

 

Às margens do Rio Piracicaba, em torno de 1700 moradores tinham acesso a todos os tipos de recurso como médico, farmácia, escola, mercearia, armazém, padaria, cinema, biblioteca, clube de futebol e não precisavam se deslocar para a cidade. Isso porque o lema que Pedro levava consigo na construção da colônia ao redor do engenho era que ali não apenas se trabalhava, mas também vivia-se.

 

Hoje, o lugar é reconhecido como um rico ponto turístico principalmente por ser onde se situa a Capela Monte Alegre. Com a colonização italiana, o catolicismo manteve sua força na região e Pedro viu-se na obrigação de também construir uma capela para que os trabalhadores continuassem exercendo sua fé.

 

E, ainda, para que os costumes não fossem perdidos e para que pudessem se lembrar de casa, a capela foi projetada em 1930 como uma réplica de de uma  igreja de Bozzano, na Itália, terra natal de Pedro Morganti.

 

Em seu interior encontra-se uma grande joia do Modernismo Brasileiro com pinturas feitas por Alfredo Volpi. O processo de pintura durou cerca de 1 ano e a inauguração da capela aconteceu em dezembro de 1936 com o batizado de uma das netas de Pedro.

 

Alfredo foi um grande pintor ítalo-brasileiro e em 1953 chegou a ganhar o prêmio de melhor pintor brasileiro na 2ª Bienal de São Paulo. A igreja sempre pertenceu a particulares, mas foi tombada como patrimônio histórico pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Piracicaba, (CODEPAC), em 1991.

 

Até hoje o Bairro Monte Alegre tem o clima de cidade do interior com uma população que traz o sorriso no rosto, a amizade e os costumes de quem sempre viveu em uma vizinhança em harmonia.

 

Ficou com vontade de morar neste bairro tão importante para Piracicaba? Confira em nosso site alguns imóveis à venda no Bairro Monte Alegre!

2 comentários

  1. No ano de 1985trabalhei na lavoura de cana de açuar na região do bairro monte alegre até hoje ainda tem o campo de futebol que era totalmente murado e com arti bancada coisa que nem o rio branco de americana tinha.lembro também das colônia que ainda eram abitadas.por trabalhador da usina falavam os mais antigo moradores que o dono da usina eram muito bom pra teus fonsionaros pena que a usina faz muito tempo que encerrou tuas atividade!tenho vantagem vontade de morar nesse.pedacinho.de ceu

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Envelope
Assine a nossa e receba nossos melhores conteúdos diretamente no seu e-mail.
Cadastre-se É rápido, fácil e gratuito.

Imóveis em Piracicaba e Região

Os melhores imóveis para comprar ou alugar em Piracicaba e região estão na Junqueira! São apartamentos, casas, kitnets, terrenos e imóveis comerciais em todos os bairros da cidade.