Min
Max
De
Até
Compartilhe este artigo
17 de maio de 2021
Junqueira

IGP-M tem nova alta em maio

O IGP-M (Índice Geral de Preços do Mercado) teve nova alta em maio. O Índice da FVG (Fundação Getúlio Vargas) que está acumulado desde o ano passado em decorrência da desvalorização cambial, alcançou a marca dos 32,02% este mês.

A alta do IGP-M vem afetando diretamente os contratos de aluguéis, uma vez que, tradicionalmente, é usado como referência para os reajustes. Esse fato tem levado proprietários e inquilinos às negociações.

A Imobiliária Junqueira antecipou-se e enviou aos seus clientes proprietários de imóveis, um formulário de interesse para incentivá-los à negociação com os inquilinos.

O diretor da imobiliária, Gustavo Junqueira, ressalta que não há autonomia pelas administradoras dos imóveis para não aplicar o reajuste. “Temos de cumprir aquilo que está em contrato. Recomendamos que os proprietários tentem negociar um desconto para o inquilino ou aplicação de 50% do índice para, assim, manterem o contrato vigente”, explica.

Junqueira disse que “não há melhor maneira de superar essa fase senão por negociação: cada caso deve ser avaliado individualmente. O mais importante agora é que os inquilinos e proprietários procurem a imobiliária e não deixem para fazer isso na semana de pagar o aluguel. O diálogo para uma possível negociação tem sido a solução para a maioria”, conta.

DESOCUPAÇÃO

A orientação pela negociação entre proprietário e inquilino se dá diante daquilo que Junqueira chama de “desocupação silenciosa”, que é quando ocorre do inquilino não procurar pela imobiliária para negociar o aluguel, continuar pagando normalmente e na primeira oportunidade que tiver, desocupa o imóvel.

“O mais importante agora é que os inquilinos e proprietários procurem a imobiliária e não deixem para fazer isso na semana de pagar o aluguel. O diálogo para uma possível negociação tem sido a solução para a maioria”, finaliza.

SOBRE O IGP-M

Índice Geral de Preços do Mercado, produzido pela Fundação Getúlio Vargas, com metodologia igual à utilizada no cálculo do IGP-DI. A principal diferença é que, enquanto este abrange o mês fechado, o IGP-M é pesquisado entre os dias 21 de um mês e 20 do mês seguinte.

Foi criado por solicitação de entidades do setor financeiro que, diante das mudanças frequentes promovidas pelo governo nos índices oficiais de inflação na década de 80, desejavam um índice com mais credibilidade e independência. O contrato de prestação de serviços entre essas entidades e a FGV foi celebrado em maio de 1989.

Serviço – se você é cliente da Imobiliária Junqueira como proprietário de imóvel, clique aqui e preencha o formulário.

Mais informações e esclarecimentos de dúvidas podem ser obtidos pelo telefone (19) 2105-4448.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Envelope
Assine a nossa e receba nossos melhores conteúdos diretamente no seu e-mail.
Cadastre-se É rápido, fácil e gratuito.

Imóveis em Piracicaba e Região

Os melhores imóveis para comprar ou alugar em Piracicaba e região estão na Junqueira! São apartamentos, casas, kitnets, terrenos e imóveis comerciais em todos os bairros da cidade.