Min
Max
De
Até
Compartilhe este artigo
30 de janeiro de 2019
Junqueira

O que avaliar na compra de um imóvel em Piracicaba?

Saber o que avaliar na compra de um imóvel é essencial para fechar um bom negócio. Afinal, sair do aluguel para conquistar a casa própria ou investir em um segundo imóvel é uma decisão muito importante.

Para te ajudar nesta tarefa, nós, da Imobiliária Junqueira, separamos os principais aspectos para se levar em consideração na hora na compra. Confira abaixo 9 dicas para comprar um imóvel:

1. Localização

A localização é um dos primeiros fatores a ser levado em consideração na hora de comprar um imóvel em Piracicaba, já que interfere diretamente na qualidade de vida dos moradores. 

Como a permanência em imóveis próprios é muito maior do que a dos alugados, é fundamental pensar no acesso a produtos e serviços, fácil mobilidade para os pontos de interesse e poluição sonora.

Listamos algumas perguntas úteis para você saber o que avaliar na compra de um imóvel em Piracicaba:

  • Os tipos de serviço que você e sua família precisam em suas rotinas existem por perto?
  • Qual o tempo de locomoção até esses serviços (academias, farmácias, padarias, supermercados, etc)?
  • Como é o trânsito da região? As avenidas que facilitam o acesso a outros bairros estão próximas?
  • Quais as linhas de ônibus para ir e voltar do local? Onde estão os pontos de ônibus?
  • Quanto tempo você levará para se locomover para o trabalho e outras atividades fixas?
  • A vizinhança é barulhenta? Você se incomoda com isso?

2. Valorização da região

Falando em localização, na hora de comprar um imóvel em Piracicaba é sempre bom lembrar que adquirir uma propriedade é um investimento a longo prazo e a região interfere diretamente na valorização do bem.

Por exemplo, imóveis nos bairros em desenvolvimento ou localizados em regiões que já oferecem ampla infraestrutura podem ser vendidos no futuro a um preço maior ou até mesmo se tornar fonte de renda mensal através do aluguel.

Alguns dos fatores que interferem na valorização do imóvel:

  • Boa iluminação pública;
  • Asfalto;
  • Saneamento básico e rede de escoamento pluvial;
  • Proximidade com hospitais e escolas;
  • Áreas verdes e de lazer;
  • Grande oferta de produtos e serviços;
  • Obras e melhorias previstos pela prefeitura.

3. Segurança

Para avaliar o nível de segurança do bairro se pergunte: como é sair e chegar em casa em todos os horários do dia? O imóvel pode possuir uma excelente localização, com diversos serviços ao redor, mas é possível fazê-los a pé com segurança?

Já se você optar por morar em um condomínio a segurança tende a ser maior, entretanto observe como é feita a recepção na portaria. Quais são as exigências para se ter acesso à área dos moradores? Vale conversar com seus futuros vizinhos sobre a segurança da região.

4. Tamanho

Ao refletir sobre o que avaliar na compra de um imóvel, muitas pessoas acabam esquecendo que o financiamento pode durar anos e que algumas coisas podem mudar.

Se você pretende se casar e ter filhos, vale levar em consideração se o tamanho do imóvel tem condições de abrigar uma família, ou até se possui espaço para uma futura reforma.

5. Posição

O verão de Piracicaba tende a ser bem quente e, se você não pretende climatizar sua casa ou apartamento, os horários que o imóvel recebe o sol merecem um cuidado especial.

O sol da tarde tende a aquecer ainda mais o imóvel, podendo alcançar temperaturas desagradáveis. Por isso, os imóveis que recebem o sol da manhã são mais valorizados. Se for possível, priorize esta informação!

O que preciso saber para comprar um imóvel

6. Estado de conservação

Na maioria das vezes, os imóveis novos possuem o estado de conservação bem melhor e ainda estão com a garantia ativa para determinados defeitos. Entretanto, se o imóvel que você escolheu já possui alguns anos de vida a verificação de cada aspecto precisa ser mais detalhada.

Se você está se perguntando “o que devo saber antes de comprar um imóvel usado?”, então vale prestar atenção nos seguintes pontos:

  • Idade do imóvel;
  • Instalações elétricas: disjuntores, bocais de lâmpadas e tomadas;
  • Instalações hidráulicas: torneiras, descargas e infiltrações;
  • Busque rachaduras ou fissuras nas paredes, teto e chão; 
  • Verifique portas, janelas e acabamentos.

Não tenha vergonha de vistoriar cada cantinho! Essa orientação vale para todos os tipos de imóveis: novos ou usados.

7. Área de lazer

No seu novo lar, você deve ter um espaço especial para receber os amigos e também para garantir a diversão das crianças.

Verifique o tamanho do jardim, quintal, vagas de garagem, churrasqueira, piscina, etc. Garantir o seu bem estar e o da sua família é essencial para fechar um bom negócio.

Em condomínios, busque pesquisar quais são as áreas comuns e quais são os procedimentos para utilizá-las.

De qualquer forma, lembre-se de pensar os gastos com a manutenção. Se desejar morar em uma casa, saiba que arcará sozinho com esses valores, já os imóveis em condomínios  valor é dividido entre os proprietários.

8. Condomínio

Você acha mais vantajoso parar de pagar aluguel para começar a pagar as parcelas do financiamento da sua casa própria? Ótimo! Mas não se esqueça de incluir, se caso houver, o valor mensal do condomínio para que seu orçamento não fique apertado e comprometa a sua qualidade de vida.

Reflita se você ou a sua família se beneficiarão dessas áreas comuns. Inclusive, consulte as regras de convivência e uso das áreas comuns do condomínio para saber se é compatível com o seu estilo de vida e necessidades.

9. Valor das parcelas

Depois de analisar os aspectos anteriores e escolher o imóvel perfeito para seu estilo de vida, chegou a hora de fazer as contas. Faça simulações das parcelas do financiamento imobiliário ou converse com nosso corretor sobre todas as condições de pagamentos. Se você possui uma boa linha de crédito e faz parte de um banco há muito tempo, é mais fácil conseguir condições especiais.

Gostou das dicas para comprar um imóvel? Que tal olhar algumas opções de imóveis à venda no site da Imobiliária Junqueira?

Os nossos consultores sabem tudo sobre o que avaliar na compra de um imóvel em Piracicaba e podem te ajudar a fechar o melhor negócio!

Acesse o site para conferir as ofertas agora mesmo!

Leia também: Quanto preciso para comprar um imóvel em Piracicaba?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Envelope
Assine a nossa e receba nossos melhores conteúdos diretamente no seu e-mail.
Cadastre-se É rápido, fácil e gratuito.

Imóveis em Piracicaba e Região

Os melhores imóveis para comprar ou alugar em Piracicaba e região estão na Junqueira! São apartamentos, casas, kitnets, terrenos e imóveis comerciais em todos os bairros da cidade.