Min
Max
De
Até
Compartilhe este artigo
4 de julho de 2017
Junqueira

O que é a permuta de imóveis em Piracicaba?

Uma prática que tem se tornado cada vez mais usual dentro do mercado imobiliário é a permuta de imóveis, por dar uma alternativa para as pessoas que querem um novo imóvel, mas não possuem o montante total para negociar.

Existem duas maneiras da permuta de imóveis ser feita

1- Permuta sem torna: é a troca de um imóvel por outro.

2- Permuta com torna: O imóvel de menor valor é dado como parte do pagamento na compra de um imóvel de valor mais elevado e a diferença é paga em dinheiro, parcelamento ou até mesmo financiamento bancário.

Nas transações envolvendo permuta é importante acertar com antecedência todos os detalhes da transferência desses imóveis entre os proprietários, principalmente os valores envolvidos e as datas que as transferências serão feitas, pois em casos de permuta, existem vantagens tributárias que podem ou não serem concedidas às partes envolvidas.

Comissão dos corretores: Em caso de permuta, a comissão deve ser paga pelas duas partes, no valor mínimo de 6% cada um, conforme determina o CRECI, mesmo se a permuta for sem torna, ou seja, sem envolver dinheiro. Algumas pessoas costumam discordar dessa questão, porém, é importante ressaltar que dois negócios estão sendo feitos.

É obrigação do corretor designado pela imobiliária fazer uma avaliação justa do imóvel, fazer a visita nos dois imóveis, levantar as certidões dos dois imóveis, auxiliar as duas partes com os detalhes jurídicos e contábeis da transferência.

Permuta de imóveis em Piracicaba

A permuta de imóveis em Piracicaba vem crescendo. Essa é uma modalidade que pode envolver a troca de todo tipo de imóvel: terreno, casa, apartamento, sobrado e, também, unidades na planta. Aliás, a entrega de um terreno para construção de um prédio em troca de unidades assim que o empreendimento for finalizado é um dos tipos de permuta de imóveis mais comuns.

No caso de imóveis de tipos diferentes (um terreno e uma casa, por exemplo), mas que apresentem os mesmos valores, a permuta pode ser negociada somente por meio da troca dos bens – reforçando que será cobrada a remuneração da imobiliária sobre o total da transação. 

Já, quando há diferença dos valores avaliados, a permuta dos imóveis é incluída como parte do negócio. Nesse caso, a torna fará parte da transação.

Geralmente, a avaliação dos imóveis inclui quesitos como localização, tamanho, idade e conservação do imóvel, bem como o perfil imobiliário da região e o potencial de valorização.

A recomendação é sempre buscar uma avaliação profissional dos imóveis, a fim de que nenhuma das partes seja prejudicada com o negócio. Também deve ser feita a conferência da documentação e da situação legal das propriedades que serão permutadas. 

Por isso, é importante contar com uma imobiliária de confiança e com expertise no mercado imobiliário. 

A transação é oficializada por meio de escritura pública em que constará a data de entrega dos bens, a responsabilidade referente a tributos e cláusulas relacionadas à garantia de entrega do imóvel ou de pagamento em dinheiro, quando houver torna.

Já para quem tem interesse em como funciona permuta de imóveis financiados, saiba que é possível, porém, o processo é mais complicado. Será necessário uma nova avaliação da capacidade de pagamento da pessoa que irá ficar com o imóvel financiado. E para isso ela terá que comprovar que tem as condições de dar continuidade aos pagamentos das prestações do imóvel.

Agora que você já sabe o que é permuta de imóveis e o que é necessário para fechar esse tipo de negócio, conte com a Imobiliária Junqueira para garantir segurança e transparência  na transação. A Junqueira tem um time de profissionais especializados em vendas e no mercado imobiliário de Piracicaba.

Vídeo com mais informações

Para saber mais sobre a permuta de imóveis, assista o vídeo com o Diretor da Imobiliária Junqueira, Gustavo Junqueira. O diretor chama a atenção para a questão dos valores e de datas da emissão das escrituras, tendo em vista as possibilidades de vantagens tributárias – que podem ou não fazer parte do negócio.

Junqueira também esclarece questões relacionadas à comissão dos corretores, lembrando que a permuta é uma negociação mais complexa. “É importante ressaltar que no caso de permuta duas vendas estão sendo feitas”, frisa. 

O diretor também destaca o trabalho do corretor de imóveis em aproximar duas partes – dois vendedores – que desejam permutar os seus imóveis: “é uma negociação muito mais difícil”, o que justifica a comissão paga pelas duas partes. Acompanhe mais detalhes no vídeo:

Pretende mudar ou deseja trocar de imóvel, mas não quer assumir uma nova dívida com crédito imobiliário? Considere a permuta como uma possibilidade viável para colocar seus planos em prática. Fale com a Junqueira para mais informações. 

Leia também: Comprar casa ou apartamento em Piracicaba?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Envelope
Assine a nossa e receba nossos melhores conteúdos diretamente no seu e-mail.
Cadastre-se É rápido, fácil e gratuito.

Imóveis em Piracicaba e Região

Os melhores imóveis para comprar ou alugar em Piracicaba e região estão na Junqueira! São apartamentos, casas, kitnets, terrenos e imóveis comerciais em todos os bairros da cidade.