Min
Max
De
Até
Compartilhe este artigo
28 de setembro de 2022
Junqueira

Você sabe o que é um imóvel tombado?

Imóveis tombados são propriedades antigas que apresentam belíssimas arquiteturas, preservadas pelo Poder Público com o objetivo de manter as memórias que apresentam valores culturais, históricos, arquitetônicos ou afetivos para a população de determinado município.

O que muda para o proprietário de um imóvel tombado?

Quase nada. O imóvel pode ser negociado tanto para locação, quanto para venda.

A diferença é que, seja para fins residenciais ou comerciais, este imóvel precisa de alguns cuidados, como: na realização de mudanças estruturais ou arquitetônicas, pintura das paredes ou consertos em geral, é preciso ficar atento às características do imóvel que devem ser preservadas integralmente e quais podem sofrer alterações.

Para isso, toda reforma requer autorização e acompanhamento do órgão competente que fez o tombamento do imóvel. Regularmente, estes órgãos visitam os imóveis a fim de certificar se os processos de manutenção, restauração e reparos realizados obedecem aos critérios que foram previamente estipulados.

Em Piracicaba, o órgão competente ligado ao Poder Público do Município, responsável pelos patrimônios tombados, é o Codepac (Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Envelope
Assine a nossa e receba nossos melhores conteúdos diretamente no seu e-mail.
Cadastre-se É rápido, fácil e gratuito.

Imóveis em Piracicaba e Região

Os melhores imóveis para comprar ou alugar em Piracicaba e região estão na Junqueira! São apartamentos, casas, kitnets, terrenos e imóveis comerciais em todos os bairros da cidade.