A locação de imóveis residenciais sempre envolve muitas dúvidas que surgem antes ou após a assinatura do contrato.
Reunimos aqui as perguntas mais comuns feitas pelos clientes.
Apesar destas informações serem amplamente divulgadas, constarem em contrato e no manual do inquilino, ainda há pessoas que, diante das situações, não sabem como proceder.
O nosso objetivo, portanto, é esclarecer, orientar e responder a todos os questionamentos.
Confira quais são as perguntas mais corriqueiras:
Posso reformar o imóvel alugado?
Sim, desde que você entre em contato com a imobiliária para obter autorização do proprietário. Se autorizado, poderá realizar as mudanças que deseja.
O que ocorre se eu precisar sair do imóvel antes do vencimento do contrato?
É possível desde que o pagamento da multa correspondente seja realizado, de acordo com as cláusulas do contrato.
Lembrando que a rescisão do contrato deve ser comunicada à imobiliária com, no mínimo, 30 dias antes da saída do imóvel e cumpridas todas as exigências da desocupação.
Quem paga o IPTU?
A Lei do Inquilinato prevê que o proprietário é responsável pelo pagamento do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), porém, também diz que esta responsabilidade pode ser transferida ao inquilino desde que expressa no contrato. A segunda opção é a mais praticada no mercado imobiliário e o valor total do imposto é parcelado e cobrado no boleto do aluguel.
O contrato de locação venceu, como devo proceder?
Se o proprietário não fizer a requisição do imóvel e houver interesse em permanecer, deverá informar a imobiliária para um aditamento do contrato ou um novo documento que formalize o acordo entre as partes.
Reparos de problemas estruturais no imóvel como goteiras, telhas quebradas, rachaduras etc., são responsabilidade de quem: do inquilino ou do proprietário?
O imóvel precisa ser analisado para saber se os problemas são anteriores à entrada do inquilino ou se foram causados em decorrência de falta de limpeza nas calhas, por exemplo.
Em alguns casos, o inquilino contrata serviços que demandam o profissional subir no telhado e, este, sem muito cuidado, quebra ou deixa as telhas fora do lugar.
E aí, você tem mais alguma dúvida que podemos esclarecer?
Entre em contato com gente:
Telefone/WhatsApp: (19) 2105-4444.