Min
Max
De
Até
Compartilhe este artigo
8 de outubro de 2020
Junqueira

Decorar casa alugada: Saiba como montar um jardim em casa

Você faz parte do grupo de pessoas que adora cultivar plantas? Saiba que essa é uma atividade que vem ganhando adeptos durante a quarentena. Já dá para imaginar porque, não é? O contato com o verde é reconfortante! Além disso, as plantas contribuem para trazer mais beleza à decoração do seu lar – mesmo que você esteja em um imóvel alugado. Preparamos este post especialmente para quem quer aprender a montar um jardim em casa. Acompanhe!

Considerada uma atividade terapêutica, cuidar de plantas traz muitos benefícios. Além de garantir mais leveza à decoração dos ambientes, a proximidade com as plantas promove a sensação de contato com a natureza. O resultado? Melhora da concentração, redução do estresse e mais tranquilidade para o dia a dia.

A presença das plantas também contribui para o controle da umidade e para a  absorção dos gases tóxicos dos ambientes. Assim, fica claro que vale a pena investir em um jardim em casa. 

Tipos de jardins residenciais

Para quem deseja trazer mais verde e versatilidade para a decoração de casa alugada, é possível escolher entre vários tipos de jardins residenciais.

Jardim residencial simples

Como o próprio nome indica, este tipo de jardim residencial é baseado na simplicidade e envolve apenas o cultivo de plantas e flores no espaço, sem a preocupação de incluir objetos decorativos. Apesar disso, esse cantinho pode ficar bastante acolhedor.

Jardim residencial rústico

No jardim rústico, elementos como madeiras, fibras naturais e pedras, por exemplo, conferem aquele clima de interior ou de fazenda, trazendo uma energia aconchegante para a casa.

Jardim residencial moderno

Esse é um tipo de jardim bastante convidativo, que inclui, além das plantas, áreas gramadas e móveis aconchegantes para reunir a família ou amigos.

Jardim residencial vertical

Esse tipo de jardim em casa é indicado para quem tem pouco espaço, pois pode aproveitar uma parede ou muro para criar a área verde da residência. É possível solicitar um projeto exclusivo ou optar por estruturas prontas, à venda em lojas especializadas, para fazer o plantio ou a instalação dos vasos. 

Jardim de inverno

É aquele jardim inserido no interior da casa, em estufas ou aberturas estratégicas na construção. Contribui para mais iluminação e ventilação de ambientes da residência. Além de trazer mais beleza à decoração, uma casa com jardim de inverno propicia mais integração com a natureza.

Como montar um jardim em casa

Depois de escolher o tipo de jardim residencial que mais te agrada, é hora de começar a montar o seu jardim em casa. Primeiramente, defina o tamanho da área que será destinada para ele. É importante ter em mente que o jardim exigirá manutenção, por isso considere isso no momento da decisão.

Em seguida, você deverá escolher os tipos de plantas que deseja trazer para o seu jardim. Além de pensar nas suas preferências, a localização da área deve ser observada, pois o cultivo das espécies está ligado a fatores como exposição ao sol e à chuva e umidade do solo. A escolha das plantas também deve respeitar o tamanho da área, pois algumas exigirão espaço maior para crescer.

Outro ponto importante é verificar as condições do solo, pois em alguns casos será necessário fazer a preparação e nutrição adequada da terra.

Plantas que melhor se adaptam no jardim em casa

Agora que você já passou pelos primeiros passos, é hora de escolher as plantas ideais para o seu jardim em casa. Selecionamos algumas das espécies mais indicadas.

Clúsia

Resistente e adaptável a qualquer grau de luminosidade – do sol escaldante à sombra -, a clúsia é uma espécie versátil. Com folhas verdes rígidas, em formato de gota, proporciona um bonito visual ao jardim. É bastante utilizada para cercas vivas e deve ser regada com frequência.

Luca

De aspecto mais rústico, essa espécie pode chegar a 3,5 metros de altura. Por ser muito resistente, é uma planta bastante comum em jardins. Pode se adaptar à pouca luminosidade, mas se desenvolve bem em áreas com sol. Recomenda-se regas espaçadas.

Hera

Essa também é uma planta versátil e até multifuncional. É bastante usada como trepadeira para paredes ou muros verdes e se desenvolve bem com sol ou à meia sombra. É uma planta que precisa de pouca água, por isso deve ser regada apenas quando o solo estiver seco.

Flores

Já para trazer o colorido das flores ao seu jardim, entre as espécies mais indicadas estão rosa, orquídea, malmequer, hortênsia e amor-perfeito.

Cuidados com manutenção

Depois de montar o seu jardim em casa, lembre-se de planejar os cuidados para manter o desenvolvimento adequado das plantas. Somente por meio de manutenção adequada o seu jardim será bonito e saudável.

Por isso, o ideal é criar o espaço de acordo com a dedicação que você poderá dispensar ao jardim. Menos tempo para os cuidados pedem plantas que exigem menos atenção. Você pode montar um planejamento para as regas, adubação e podas ou ainda consultar um profissional para orientar sobre as ações mais indicadas para o seu jardim.

Gostou das nossas dicas para montar o seu jardim em casa? Que tal aproveitar para conhecer os imóveis para aluguel da Junqueira? Clique aqui.

Você também poderá gostar de:

Dicas para montar um home office

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Envelope
Assine a nossa e receba nossos melhores conteúdos diretamente no seu e-mail.
Cadastre-se É rápido, fácil e gratuito.

Imóveis em Piracicaba e Região

Os melhores imóveis para comprar ou alugar em Piracicaba e região estão na Junqueira! São apartamentos, casas, kitnets, terrenos e imóveis comerciais em todos os bairros da cidade.