Foi com a chegada dos imigrantes italianos, no século XIX, para trabalharem na usina de cana-de-açúcar que emprestou o nome ao bairro que o crescimento da região teve início. Mas em 1910, quando Pedro Morganti adquiriu a usina, o desenvolvimento do bairro atingiu patamares que não eram fáceis de encontrar na época.
Às margens do Rio Piracicaba, em torno de 1700 moradores tinham acesso a todos os tipos de recurso como médico, farmácia, escola, mercearia, armazém, padaria, cinema, biblioteca, clube de futebol e não precisavam se deslocar para a cidade. Isso porque o lema que Pedro levava consigo na construção da colônia ao redor do engenho era que ali não apenas se trabalhava, mas também vivia-se.
Hoje, o lugar é reconhecido como um rico ponto turístico principalmente por ser onde se situa a Capela Monte Alegre. Com a colonização italiana, o catolicismo manteve sua força na região e Pedro viu-se na obrigação de também construir uma capela para que os trabalhadores continuassem exercendo sua fé.
E, ainda, para que os costumes não fossem perdidos e para que pudessem se lembrar de casa, a capela foi projetada em 1930 como uma réplica de de uma igreja de Bozzano, na Itália, terra natal de Pedro Morganti.
Em seu interior encontra-se uma grande joia do Modernismo Brasileiro com pinturas feitas por Alfredo Volpi. O processo de pintura durou cerca de 1 ano e a inauguração da capela aconteceu em dezembro de 1936 com o batizado de uma das netas de Pedro.
Alfredo foi um grande pintor ítalo-brasileiro e em 1953 chegou a ganhar o prêmio de melhor pintor brasileiro na 2ª Bienal de São Paulo. A igreja sempre pertenceu a particulares, mas foi tombada como patrimônio histórico pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Piracicaba, (CODEPAC), em 1991.
Até hoje o Bairro Monte Alegre tem o clima de cidade do interior com uma população que traz o sorriso no rosto, a amizade e os costumes de quem sempre viveu em uma vizinhança em harmonia.
Ficou com vontade de morar neste bairro tão importante para Piracicaba? Confira em nosso site alguns imóveis à venda no Bairro Monte Alegre!
Aqui é a Vânia Gonçalves, gostei muito do seu artigo tem
muito conteúdo de valor parabéns nota 10 gostei muito.
No ano de 1985trabalhei na lavoura de cana de açuar na região do bairro monte alegre até hoje ainda tem o campo de futebol que era totalmente murado e com arti bancada coisa que nem o rio branco de americana tinha.lembro também das colônia que ainda eram abitadas.por trabalhador da usina falavam os mais antigo moradores que o dono da usina eram muito bom pra teus fonsionaros pena que a usina faz muito tempo que encerrou tuas atividade!tenho vantagem vontade de morar nesse.pedacinho.de ceu