Min
Max
De
Até
Compartilhe este artigo
11 de agosto de 2023
Junqueira

Vistoria de imóvel alugado: como funciona?

Entre as principais dúvidas que envolvem a locação de imóveis, a vistoria está no ranking das que mais geram questionamentos no acordo entre locatários e locadores.

Existe uma cláusula no contrato assinado entre as partes informando que o imóvel deve ser devolvido pelo inquilino nas mesmas condições iniciais, de quando foi alugado. Portanto, se durante sua utilização, ocorreu alguma alteração sem a aprovação prévia do proprietário, será necessário voltar à forma inicial.

Para isso, as informações são registradas no laudo de entrada para, posteriormente, serem checadas na vistoria de saída. O documento inicial, portanto, serve de referência para análise das condições do imóvel na rescisão ou encerramento do contrato.

Conheça os principais pontos analisados pelos vistoriadores na ocasião em que o locatário informa sobre a sua saída:

Pintura
Na maioria das vezes, é feita uma pintura na troca de locatários. No laudo de entrada devem estar especificados a cor e tipo de tinta aplicada em paredes, tetos, portas e janelas e em qual estado cada área se encontra – área interna e externa.

Estrutura hidráulica

Possíveis vazamentos são checados e a pintura também é conferida para identificação de infiltrações. Torneiras, válvulas dos sanitários, chuveiros são testados e o escoamento em todos os pontos de água do imóvel que, variavelmente, precisam de ajustes com certa frequência.

Pisos, azulejos, revestimentos e forros
É importante constar no laudo o tipo de piso e revestimento de todas as áreas, suas características e o estado de conservação de cada um deles, assim como os azulejos das paredes, se há ladrilhos soltos e alguma peça faltando.

Verifica-se a estrutura do forro para identificar se há furos, rachaduras, buracos ou falta de rejunte.

Estrutura elétrica
São realizados testes de bocais, luminárias e tomadas, verificação do quadro de luz para documentar o funcionamento e estado de conservação da rede elétrica. Fios expostos e sinais de que adaptações foram feitas na rede também são analisados.

Além disso, se no acendimento das lâmpadas ocorrem pequenos curtos, piscadas e outros sinais de que a rede está sobrecarregada.

Vidros, portas e janelas
Conferência do bom estado dos vidros, se janelas e portas abrem e fecham normalmente. Esquadrias, travas, trincos, fechaduras e chaves são checados e avaliados o modelo e estado de conservação.


Mobília
Se há alguma mobília no imóvel de propriedade do locatário, deverá também ser entregue no mesmo estado na ocasião da entrada no imóvel pelo locador como, por exemplo: armários embutidos, estantes, pias e gabinetes. No laudo deve constar o estado de conservação e funcionamento de puxadores, dobradiças, trilhos e pistões, assim como suas marcas.

A vistoria pode variar de acordo com as características do imóvel, sejam eles residenciais ou comerciais. Por isto, ler atentamente o contrato é recomendável o processo de locação ser bem-sucedido do início ao fim, assim como manter o diálogo com a imobiliária para sanar todas as dúvidas ou obter mais informações.

2 comentários

    1. Olá!
      Todo e qualquer acordo de modificação no imóvel, desde que comunicado e expressamente autorizado pelo proprietário, ficará documentado no laudo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Envelope
Assine a nossa e receba nossos melhores conteúdos diretamente no seu e-mail.
Cadastre-se É rápido, fácil e gratuito.

Imóveis em Piracicaba e Região

Os melhores imóveis para comprar ou alugar em Piracicaba e região estão na Junqueira! São apartamentos, casas, kitnets, terrenos e imóveis comerciais em todos os bairros da cidade.