Min
Max
De
Até
Compartilhe este artigo
15 de outubro de 2020
Junqueira

Entenda a influência da taxa Selic no preço do seu imóvel

Você já deve ter ouvido falar que a taxa Selic está em queda. Mas, você tem ideia de como esse fator pode influenciar na compra do seu imóvel? Siga com a leitura deste post para entender o que é a taxa Selic e porque esse é um bom momento para comprar um imóvel.

O que é a taxa Selic

A Selic é a taxa básica da economia brasileira e a movimentação dela interfere em todas as outras taxas de juros do país. Assim, empréstimos, financiamentos e o retorno das aplicações financeiras são atrelados à movimentação da taxa Selic.

O Copom, Comitê de Política Monetária do Banco Central, é o órgão que define os percentuais da taxa Selic – que atualmente está em 2% ao ano. Esse é o patamar mais baixo desde o início da série histórica, iniciada em 1996.

A Selic é um dos fatores de controle de inflação no país e, com um ano marcado por incertezas por causa da pandemia da Covid-19, a estratégia do governo foi baixar a taxa para estimular a economia. 

Influência da taxa Selic no financiamento imobiliário

O movimento de redução da taxa Selic vem ocorrendo desde a chegada da pandemia no país. Seguindo a tendência, já no primeiro trimestre deste ano os bancos começaram a anunciar queda nas taxas de juros de algumas linhas de crédito, incluindo o financiamento imobiliário.

Atualmente, assim como a Selic, as taxas de juros do financiamento imobiliário registram mínima histórica. É possível comprar um imóvel financiado com juros a partir de 6,5% ao ano + TR (Caixa). Vale a pena consultar vários bancos e fazer uma simulação de financiamento, a fim de verificar as melhores condições para que você possa comprar seu imóvel em Piracicaba.

Os bancos também adotaram outras medidas de incentivo ao crédito imobiliário durante o período da pandemia, como a carência de 6 meses para contratos de financiamento de imóveis novos e a pausa do pagamento das prestações por um período, de contratos firmados antes da crise.

Paralelamente à redução dos juros no financiamento, a influência da taxa Selic gerou redução nos percentuais de rendimento dos investimentos de renda fixa e da poupança. Dessa maneira, o momento é considerado favorável para a compra de um imóvel, seja para morar, seja para investir.

Aliás, do ponto de vista de investimento, a aquisição de imóveis tem se mostrado muito vantajosa. A valorização média dos imóveis nos últimos 10 anos foi de 9,4% ao ano – 44% acima dos rendimentos da poupança no mesmo período.

Já quem comprou um imóvel para investir, há 10 anos, ganhou até 15,3% ao ano, considerando a valorização e a renda do aluguel. Enquanto isso, outras aplicações financeiras tiveram rendimento de 9,8% ao ano no mesmo período. Os dados são da Abrainc – Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias.

Como funciona o financiamento imobiliário

O financiamento imobiliário é destinado para a compra de imóveis novos ou usados, com possibilidade de pagamento em até 35 anos. A parcela do financiamento não pode ultrapassar 30% da renda familiar e você pode utilizar o seu FGTS como parte do pagamento.

Na hora de escolher a modalidade de financiamento habitacional, você deverá optar por um dos fatores de correção disponíveis: TR, IPCA ou Prefixado. Cada fator interfere de maneira diferente na distribuição das parcelas. Por exemplo, com a modalidade pelo IPCA, você pode começar pagando prestações mais baixas. Esses fatores atualizam mensalmente o saldo devedor, na data de vencimento das prestações. É possível ainda optar pelo financiamento habitacional com taxa fixa, sem correção.

Quem busca um financiamento também pode optar pela composição de renda para facilitar a aprovação do crédito. Nesse caso, o interessado pode compor a renda com seu cônjuge, pais, filhos, irmãos e até amigos. A prática tem sido comum para situações em que se deseja financiar um imóvel de valor mais alto em relação à sua renda.

Ao solicitar uma análise de crédito na agência bancária – primeiro passo para obter o financiamento -, o banco irá verificar as possibilidades de uso do seu FGTS, bem como o tipo de crédito mais adequado para o seu perfil.

Também é importante considerar que a qualquer momento, ao entrar um recurso extra ou ao somar novo montante no FGTS, é possível amortizar ou até mesmo quitar o seu saldo devedor. 

Conte com a Junqueira para comprar seu imóvel

Agora que você já entendeu porque esse é um bom momento para comprar imóveis e já está por dentro de como funciona o financiamento imobiliário, que tal encontrar o seu imóvel em Piracicaba?

Na Imobiliária Junqueira você encontra os melhores apartamentos e casas para comprar em Piracicaba. Com 40 anos de atuação no mercado imobiliário, a Junqueira oferece atendimento personalizado, a fim de orientar você em todo o processo de compra e financiamento do seu imóvel.

Com uma ampla carteira de imóveis para financiamento em Piracicaba – imóveis à venda e lançamentos – , a Junqueira ainda se destaca pela agilidade no atendimento – incluindo atendimento digital. Que tal realizar agora o sonho de comprar o seu imóvel? Acesse o site da Junqueira e saiba mais.

Leia também:

Como comprar um imóvel em Piracicaba de forma planejada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Envelope
Assine a nossa e receba nossos melhores conteúdos diretamente no seu e-mail.
Cadastre-se É rápido, fácil e gratuito.

Imóveis em Piracicaba e Região

Os melhores imóveis para comprar ou alugar em Piracicaba e região estão na Junqueira! São apartamentos, casas, kitnets, terrenos e imóveis comerciais em todos os bairros da cidade.